• Julia

Entrevista: Fratelli Basilico Pizza Vegana – Empreendimentos Veganos de Sucesso

Atualizado: Set 1

O empreendedorismo tornou-se algo muito difundido no Brasil nos últimos anos. Segundo uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em 2019, 38,7% da população brasileira é empreendedora, o que equivale a cerca de 53,5 milhões de pessoas no país. Em comparação com os outros países da BRICS, como Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brasil conta com a maior taxa de empreendedorismo de todas.


Além disso, um estudo conduzido pela Infiniti Research, fornecedora de soluções de inteligência de mercado, aponta que a expansão do mercado de produtos veganos está apenas começando. Os motivos para esse crescimento são a ampla adoção do veganismo no mundo, a “pegada” ecológica e o desejo de se abster de produtos que envolvam exploração animal.


Com isso em mente, decidi criar um novo projeto de Empreendimentos Veganos de Sucesso, com foco em pequenas empresas veganas com produtos de alta qualidade que firmaram sua marca no mercado. Além do setor alimentício, também teremos entrevistas com produtores brasileiros de bolsas, mochilas e acessórios veganos e sustentáveis. Acho que nem preciso dizer que escolhi as minhas marcas preferidas, das quais já sou cliente de carteirinha, né?


Agora é hora de apertar os cintos e dar o primeiro salto com a nossa mais do que querida Fratelli Basilico Pizza Vegana. Confira abaixo os detalhes sobre quem são os idealizadores do restaurante, como foi o processo de criação da empresa e quais dicas eles têm para dar a empreendedores aspirantes.


Qual é o seu nome, idade, cidade de origem, formação? Conte-nos mais sobre você.


Nós somos a Fernanda Natrieli de Freitas, de 45 anos, e o Renato de Freitas, de 48 anos. Eu sou dentista ainda atuante e o Renato é originalmente formado em administração, e trabalhava como gerente financeiro de uma multinacional antes de criarmos a Fratelli. Ambos somos naturais de São Paulo-SP e papais de lindos gêmeos de 6 anos de idade.

O Renato cuida da parte operacional do negócio, e eu cuido do Marketing da empresa. Ambos somos responsáveis por tomar conta da parte administrativa.


Qual é a sua relação com o veganismo e porque decidiu empreender nesse setor alimentício?


Nós entramos no ramo do veganismo por oportunidade de negócios. A prima do Renato, Monica, é sócia do restaurante Pop Vegan Food em São Paulo e percebemos que eles estavam com dificuldades em atender os clientes da zona sul da cidade. Com essa demanda em mente, e vendo como o Pop Vegan estava dando certo, começamos a idealizar a nossa própria pizzaria vegana no início de 2017.


Como sua empresa começou? Você pensou sobre isso por muito tempo antes de realmente começar o negócio? Fez planejamento? Conte-nos sobre os seus primeiros passos.


Conforme explicamos, nós identificamos a demanda de uma pizzaria vegana na zona sul de SP por intermédio do Pop Vegan Food em 2017. A partir de então, fomos amadurecendo a ideia de negócio – procurando fornecedores, ingredientes, recheios, assim como um local adequado para locação. Com a ajuda de familiares e amigos especialistas em economia, legislação, marketing e outras áreas importantes, fomos moldando o nosso restaurante.

Fernanda e Renato de Freitas, donos da Fratelli Basilico

Já em outubro de 2017, alugamos o nosso antigo salão no bairro do Brooklin em São Paulo e reformamos tudo até fevereiro de 2018. Foi então que abrimos as portas somente para familiares, amigos e conhecidos para testar e avaliar as nossas pizzas e desenvolver os pontos que ainda precisavam ser melhorados. Foram testes de massa, recheio, fermentação, etc. Assim, com tudo pronto para o início do restaurante, abrimos o nosso salão para o público em abril de 2018.


Quais foram as maiores dificuldades que você encontrou para criar o seu negócio?


Como nenhum de nós havia empreendido antes, o know how dos nossos amigos e familiares foi essencial para nos colocar no caminho certo. Com esse auxílio, não tivemos muitas dificuldades para criar o nosso negócio. Além disso, tivemos orientações dos nossos fornecedores para as combinações e sabores das pizzas, por isso não ficamos no escuro e pudemos desenvolver as nossas receitas sem maiores problemas.


Como foi o processo de adquirir clientes? Quais principais ferramentas de marketing vocês usaram?


Nós utilizamos somente o marketing digital, com a alimentação de nossas redes sociais e a criação de publicações pagas. Alguns influenciadores também nos ajudam com postagens dos nossos produtos.


Como o seu empreendimento foi afetado pelo COVID-19?


O fechamento do nosso salão foi uma das piores consequências, pois tínhamos acabado de nos mudar para Moema e o aluguel não é barato nessa região. Com isso, precisamos nos reinventar e investir em alternativas para chamar a atenção dos clientes. É um trabalho contínuo para nos mantermos em pé apenas com delivery.


No entanto, com a liberação da prefeitura, estamos prestes a reabrir o nosso restaurante físico, seguindo todas as normas de saúde estipuladas para combater o coronavírus. Além disso, também contamos com um novo empório de produtos veganos, onde você pode encontrar fondue, requeijão, patês, tofu, entre outros.


Como você enxerga o mercado vegano daqui para a frente?


A tendência é de crescimento, como mostra a demanda pela nossa pizzaria vegana.


Qual o fator mais importante para o sucesso da sua empresa?

Além da qualidade do nosso produto, nós investimos muita energia na nossa marca, focando em um trabalho com excelência e muito carinho com os clientes. Também somos muito envolvidos inclusive na produção das nossas pizzas, desenvolvendo as nossas próprias receitas.


O que lhe dá mais prazer no processo de empreender?


A paixão pelo que nós fazemos. Nós adoramos participar de todo o processo de criação da pizzaria e, apesar do trabalho árduo, trabalhamos com muita vontade.


Qual a sua dica para quem quer ser um empreendedor de sucesso?


Nossa dica é se preparar para muito trabalho. Mas com dedicação, amor e organização (tanto financeira como de tempo), uma hora dá certo. O começo é o mais difícil.

O segredo está no dia a dia – temos que construir a nossa casa com um tijolinho de cada vez.


Caso queira saber mais sobre a Fratelli Basilico Pizza Vegana, seguem abaixo as informações de contato:


www.fratellibasilico.com.br

Facebook: Fratelli Basilico Pizza Vegana

Instagram: @fratellibasilico

Endereço: Avenida Cotovia, 432 - Moema, São Paulo/SP


Por Julia P.D.

© 2023 by My Weight Lost Journey. Proudly Created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now